Segue-me, eu conheço o caminho


   Segue-me, eu conheço o caminho, das escarpadas húmidas pedras, que fazem escorregar e lançam por mania, aventureiros destemidos no abismo incontornável das sobras de um Amor. Sentimentos suicidas que resultam em esqueletos; jazendo descarnados de fé enquanto a solidão os vai enchendo de moscas. Caiu quem acreditou sem querer ver onde pisavam os pés, tropeça quem a pompa só deixa olhar o céu. Ainda assim, arrisco, pois segura é a inércia e também mata, tanto como a partida…
  Se a sina é inalterável, prefiro então sair por aí, olhar os mantos de margaridas e malmequeres, enquanto se apodera em mim uma vontade enorme de rebolar no prado, mesmo sabendo que a sua beleza, esconde cobras surdas e venenosas que atacam por impulso e a qualquer instante.
  O conforto deixa-nos moles. São as chuvas que molham o rosto – por vezes encharcam a roupa e até a alma – que nos incitam a procurar abrigo. A sede leva-nos à fonte em passo de corrida, mas a garrafa de água na mesa-de-cabeceira faz-nos ter preguiça, até de esticar o braço.
   Por isso te digo, segue-me, eu conheço o caminho bravio dos castanhos e das silvas, o trilho dos coelhos e das zorras que vestem pele de cordeiro e aparecem só para nos indicar o pomar das macieiras de pecado sumarento; e já sei distinguir os cogumelos que nos matam, daqueles que nos deixam loucos.
  Para quê chegar? No topo de cada montanha só existem descidas! O caminho por onde te levo é longo, perfeito para quem não tem pressa; repleto de labirintos que a fantasia criou, apenas para nos fazer rir de nós mesmos e das coisas simples, como as borboletas coloridas que passam aproveitando o seu único dia de vida, como se fossem eternas.
  Um dia chegaremos… Atrasados, mas chegaremos. É magnético o abismo. Profético o destino de quem sonha na beira do precipício, sem corrimão nem asas. Mesmo assim, te digo… Segue-me, eu conheço o caminho.

33 comentários:

  1. Se "alguém" um dia me desafiasse desta forma... eu sei que iria sem hesitar...
    Adoro correr riscos, e quando se apresentam desta maneira... (sorrisos)

    Parabéns por mais um magnífico texto, Cláudio!

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Um caminho desconhecido, mas conhecido. Pois nada não tão desconhecido como nossas vidas, e estas, conhecemos muito bem. Sigo..não devemos estagnar, quem sabe alguma parada, mas para poder continuar, seguir em frente.

    Parabéns Cláudio por textos tão intensos, tão cheios de significado.

    ResponderExcluir
  3. Texto fantástico escrito com a aquela sensibilidade que te é peculiar. Gostei...muito.

    ResponderExcluir
  4. Correr riscos, dá sempre um certo sal à vida. Obrigado Natacha, um beijinho também para ti.

    ResponderExcluir
  5. Olá JD Matos. Agradável surpresa, a tua visita. De facto viver, é sempre uma incógnita, e no que toca ao Amor, por mais que saibamos o caminho, será sempre um trajecto desconhecido. Mas vale sempre o risco, é melhor do que ficar quieto. Um beijinho e obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Ónix, só te posso dizer duas palavras, por me leres e pelos teus comentários, sempre afáveis e generosos: MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  7. Cláudio, já aqueci várias vezes o meu coração no teu texto,embora só agora te conte isto...Estive aqui algumas vezes a reler e reler, a deixar que o fogo das tuas palavras incendeie minh'alma, pois percebo que falas com ternura e sabedoria, e por isto tentas não desperdiçar a vida em apreciações que não venham do sentido mais verdadeiro!
    Continua,meu amigo. A encantar-nos com as tuas palavras lindas, mas acima de tudo, que tenhas sempre a força de viver com amor no teu coração,pois isto é o que vai fazer toda a diferença.

    Um beijo grande e um sorriso ternurento :))

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivete, que bom saber-te por aqui, ainda mais de coração aberto às coisas que escrevo. Já ganhei aqui um carinho incontornável por algumas pessoas. Já fazem parte do meu pequeno mundo. Tudo isso prova a velha teoria pela qual tento conduzir a minha vida, que as emoções e os sentimentos vão além de qualquer forma física, vão além de tudo o que é material. Julgo estarmos a atravessar uma mudança global de mentalidade, uma passagem para uma nova era, se assim quisermos chamar, onde a parte física deixará de ter importância e tudo se resumirá a uma ligação entre as pessoas, uma conexão espiritual, sentimental e emotiva, que unirá todos os habitantes do planeta de forma harmoniosa, sem contratempos nem problemas de distância. Eu creio que a internet tenha sido o veículo que nos foi colocado à disposição de forma a preparar-nos nesse sentido, faz-nos aproximar uns dos outros e não de forma física. Também fico feliz ao ver pessoas disponibilizarem sabedoria e partilharem o que sabem e o que têm de forma gratuita(é um dos grandes passos para a evolução).Mas claro, como nada que vem do Homem é perfeito, e tudo leva o seu tempo, existe ainda muita gente que não se consegue despegar da parte material e continua a usar a net, apresentando-se fisicamente, do género: «sou alto, elegante, bonito»
    Talvez quando essa evolução se consumar, já nem eu, nem tu estaremos cá, mas certamente será um mundo bem melhor para gerações seguintes, onde a maldade e a mentira não terão lugar. Já viste, será impossível mentir quando estivermos todos ligados, quando estivermos na cabeça uns dos outros. Tudo será muito mais transparente!
    E sim Ivete, eu esforço-me para que esse Amor de que falas, exista sempre no meu coração, para que não se esgote, pois o Amor é o único combustível que faz girar este Planeta, esta Obra Criativa, na qual fomos inseridos e da qual somos parte integrante. Amemos o próximo, como a nós mesmos. Um beijinho grande e obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  9. xiiiiiiii, grande testamento! Desculpa :)

    ResponderExcluir
  10. E será que alguém pode amar duas pessoas da mesma forma ao meu tempo?

    ResponderExcluir
  11. Se me é permitido comentar comentários (sorrisos), e depois de ler esta troca de impressões tão rica, apetece-me dizer o seguinte:
    Acho que nunca te disse Cláudio (mais sorrisos), mas a tua escrita, que não é senão o espelho da pessoa que és, deixa-me sublimada, seja nos textos com que nos presenteias, seja nos comentários e/ou respostas a comentários, não sei mesmo se não mais nestes...
    partilho muuiiiitoooo da tua opinião, ainda que, talvez pela minha condição de ser mulher, e só por isso estranha (risos), talvez não de uma forma tão radical.
    Acredito, do fundo do coração, no Amor, neste Amor em sentido lato que aqui e agora estamos a falar. O Amor à vida, ao próximo, à natureza. Quando falamos em pessoas, e no Amor às pessoas, deixa que te diga que espero que nunca chegue o dia em que as pessoas não precisem do corpo umas das outras. Não te rias - não é (só) nesse sentido em que pensaste (e eu nem sei se pensaste hehehe). Sou uma pessoa emocional e muito física, preciso muiitoooo do contacto, do toque, do abraço, do beijo... dos amigos, dos amores, do filho, enfim, das pessoas a quem Amo de uma forma algo diferente daquela como a que Amo o Oceano, por exemplo.
    Porém, percebo o que dizes. Sei que talvez não reflicta a Sociedade em geral, mas acredita, nada do que é material me fascina pela sua condição de ser material, o belo está para mim na essência e não nos invólucros que vestem as almas que se cruzam connosco. Sim, claro, sei e aprecio um homem bonito, uma mulher bonita, um carro bonito, mas nada disso, nunca na minha vida, foi o que me moveu na perseguição do meu bem estar.
    Então e em jeito de conclusão porque acho que também já escrevi um testamento eu diria: Espero que a tendência da humanidade seja o equílibrio entre os factores, e que possamos continuar a amarmo-nos livremente e sem preconceitos, e a abraçarmo-nos muito e intensamente, acho mesmo que o abraço é a maior manifestação de entrega, uma troca de energias mágica em que dois seres se fundem em união perfeita.
    Para concluir (outra vez hehehe) O verdadeiro Amor, quando existe, é feito de liberdade. É assim como ter todos os dias um milhão de opções e ainda assim fazer sempre a mesma livre escolha.

    Sê feliz, Cláudio, és uma pessoa muito bonita :)

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  12. xiii ... (corando)

    Acabou por ser um testamento ainda maior que o teu hehehe, desculpa!

    ResponderExcluir
  13. Magnífico. Adorei, completamente. Sempre com textos tão poderosos :)

    Beijinho, Cláudio

    ResponderExcluir
  14. :) Agradeço mas sei que não posso aceitar... :))cheguei a uma etapa da vida em que todos os passos são dados a sós e à luz do acaso.
    O centro vai encerrar! Bom fim de semana!
    PS - Sem corrimão e sem escada, como se voássemos? Lembro-me perfeitamente...

    ResponderExcluir
  15. Olá Francisca. Podem-se amar duas pessoas sim e ao mesmo tempo. Não tem que ser exactamente da mesma forma, mas também em nenhuma delas deixa de ser amor. Ninguém ocupa nem substitui ninguém. Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Olá Natacha. És sempre bem vinda aqui, seja comentando os textos, seja até comentando os comentários ;) E depois de tudo o que disseste, já fica difícil acrescentar alguma coisa. Resta-me agradecer a tua participação e o elogio. Obrigado! Um beijinho.

    ResponderExcluir
  17. Maria Alves, é sempre uma agradável surpresa ver-te por aqui. Volta sempre. Obrigado e um beijinho também para ti.

    ResponderExcluir
  18. Pekenasutupias: Deixe-me dizer-lhe que estou grato pela sua visita, é um enorme prazer tê-la aqui. Já li alguma da sua poesia e achei algo maravilhoso, já sou fã. O seu sentido de humor, fiquei também agora a conhecer, 5 estrelas :) Volte sempre.

    ResponderExcluir
  19. vai sempre q quiseres :)


    a um ou a outro..

    num dos blogs escrevo quase tds os dias s quiseres espreitar :)

    ResponderExcluir
  20. espero q gostes tambem tanto de um como do outro :)

    ResponderExcluir
  21. bigadaa :)

    espero ent pelas tuas opinioes :)

    ResponderExcluir
  22. Talvez pela nebulosidade do dia se ter infiltrado dentro de mim, este texto que só hoje tive oportunidade de ler fez-me lembrar a minha vida como ela é no presente. Não pela parte do amor incondicional que transpira em cada palavra (Ah! quem me dera conseguir-me focar nisso hoje!), mas pela imagem de se estar à beira do precipício. Eu tenho que conseguir saltar um precipício para sobreviver. É algo que me está a ser imposto e que é imperativo. Porém requer coragem que ainda não encontrei dentro de mim. Quem me dera encontrar quem me oferecesse uma mão segura como a que ofereces aqui...

    P.S.: como vês, o teu texto suscitou reacções certamente inesperadas (esta minha deve tê-lo sido, concerteza!). Isso prova a sua qualidade! Um bom texto é aquele que cria diferentes realidades no espírito de quem lê.

    ResponderExcluir
  23. P.S.2 : acabei de ler o teu comentário/testamento que fizeste sobre a Obra Criativa. O modo como falas coincide de tal maneira com o modo como penso actualmente, que só me resta concluir que ando a pisar o mesmo trilho por onde andas. Sou uma viajante recente, mas há evidências tão óbvias que já nem é preciso fé para acreditar. O Amor é o mundo. Cada vez mais...

    ResponderExcluir
  24. Olá Moon, é muito bom ter-te aqui. Quis falar um pouco, neste texto que escrevi, sobre esses precipícios, que surgem constantemente e que considero que possuem um ligeiro trago de sal e pimenta que melhora o sabor da vida. Se os ultrapassarmos, no mínimo crescemos e tornamo-nos mais fortes. Ultrapassá-los-emos com certeza se acreditarmos e quisermos muito. A fé acaba por ser isso, uma ferramenta que nos deram, ou quem sabe criada por nós próprios, para irmos buscar força, no fundo em nós mesmos. Mas estou para aqui a papaguear, cheio de optimismo e tal, sem saber ao certo o que te preocupa, pois sei que há precipícios e precipíciozinhos, e quando falas que é imperativo, calculo que seja algo terminado em «ão» e não em «inho». Nesse caso, a técnica será a mesma, a força e a coragem despendidas é que terão de ser maiores. Eu, dantes jogava-me nos problemas de cabeça, hoje resolvo de imediato os fáceis, aqueles que me apetece, que consigo e estão ao meu alcance. Quando são precipícios, conseguem sem dúvida levar-me abaixo, fecho-me, isolo-me, mas quando volto acima, trago uma força gigantesca, aliada a uma despreocupação inabalável. Então contorno-os (em vez de saltar) com um jeito tolo, como nada se passasse. A única coisa que faço, é observar as coisas boas e as que realmente me dão prazer e me fazem querer continuar. Assim gero uma energia, um Amor, que dizes tão bem que é o Mundo, e que acaba por ser uma capa que me protege e que torna o meu pequeno mundo muito mais subtil. Claro, tudo isto é um processo, pois existem os nossos pensamentos, que são traiçoeiros e que acabam por ser os nossos primeiros e maiores inimigos. Obrigado pela visita, pelo elogio e aproveito para agradecer também à Obra Criativa :) ou até mesmo directamente ao seu Criador, por me colocar no mesmo trilho de pessoas como tu. Desejo-te tudo de bom e não te esqueças que o que hoje é um problema, amanhã pode ser um motivo de risota.

    ResponderExcluir
  25. Natacha! Se por acaso voltares aqui… Ao reler os comentários… há algo que queria acrescentar( afinal não estava tudo dito :) É em relação ao abraço e à parte física, tão essencial à nossa condição nesta dimensão em que nos encontramos. É sem dúvida uma forma intensa de demonstrar Amor ou afecto, mas não conhecemos muitas mais. Mas se passarmos a uma nova Era e o abraço não tiver lugar, fica descansada que outras formas de o fazer surgirão e com certeza muito mais intensas. De tal forma que ao recordarmos «o abraço» num futuro, é bem possível que ele nos pareça um tanto ridículo. Por exemplo, hoje ao escrever num computador, lembro-me da máquina de escrever (e das aulas chatas de práticas administrativas :) acho-lhes piada, considero que tiveram o seu tempo e a sua importância, no entanto não me imagino a voltar a escrever em uma ;)

    ResponderExcluir
  26. Olá Cláudio :) Volto sempre aos locais que me fazem bem, e este teu canto é um deles, sem margem para dúvidas! As conversas são como as cerejas, e como tal, ficará sempre alguma coisa por dizer, por tanto haver a dizer. Fico contente, significa que vamos sempre ter a oportunidade de trocarmos algumas ideias :)
    Agora em relação ao que dizes, é incrível pois concordo sim contigo mas encontro sempre um "mas" (risos). Repara, tu focas o caso máquina de escrever/pc, mas eu vou focar o caso máquina fotográfica, acho até que já aqui falamos disso. Adoro fotografia e acho que a era digital veio retirar toda a magia inerente à fotografia. Apareceram as máquinas digitais, eu tenho uma, acolhi esta nova tecnologia, mas não há nada que mate esta saudade que tenho do "antigamente". É por isso que entendo que sim, eventualmente numa outra Era, algo existirá que sirva como forma de expressão de Amor, de afecto (conheço muitas outras formas além do abraço), mas estou hoje, porque é hoje que te falo e é o hoje que eu quero viver, estou certa de que nada poderá compensar a falta da intensidade de um abraço entre quem se quer bem. Já perdemos tanta coisa na vida, outras ganhamos, é certo, mas o abraço é mesmo algo que eu preciso que me acompanhe, nesta e noutras eras se eu merecer voltar. E a quem eu abraço, espero que também nunca falte... ainda que não seja o meu...

    Um abraço virtual para ti :)

    ResponderExcluir
  27. Natacha, as conversas são como as cerejas ;) Um abraço também para ti...

    ResponderExcluir
  28. É urgente dizer, e não me canso de repetir, que escreves como ninguém.. é sublime a forma como o fazes.. ao ler-te sinto-me noutro mundo, vejo-me rodeada de livros de mil cores com palavras de aguarela..
    Consigo entrar nos cenários que descreves, parecem-me mundos encantados mesmo que com dissabores..
    E leio e releio.. e não me canso..

    Um grande abraço :)

    ResponderExcluir
  29. Olá Ametista! Quer dizer que andaste a pôr a leitura em dia?!!! Tu sim, és a nossa querida e doce Ametista. E eu sinto tão boa energia aí desse lado. Não há nada melhor nesta vida, do que no seu percurso, cruzarmo-nos com pessoas assim, especiais. Um beijinho doce para ti.

    ResponderExcluir
  30. ADORO !Ecreves magnificamente bem e de uma forma que a todos nos cativa!!!!

    Eu estou embriagada com as tuas palavras ,tao descritivas e profundas.
    E queres saber que mais eu nao segueria,a pessoa amada ,mas sim caminharia ao seu lado,para ter a certeza de nao perder la de vista!
    beijocas grandes.Anahi

    ResponderExcluir