Saudade melodiosa



   Saudade… É uma dor esfaimada que cerceia o peito e rouba o ar, enquanto a mente troça. São pedras de brilho cintilante que a memória recolhe da beira do caminho e lança no vidro espelhado que reflecte o instante, mas não o quebra. Balança apenas. Dentro dessa redoma de vidro, está guardado o Ser que pensa, lembra, chora, mas cresce a cada lágrima que corre, onde o presente se abisma e o futuro lhe toma o nome.
   Dói demais lembrar.
   Sento-me, porque pesa tanto e as pernas não suportam. Quanto tempo passou afinal? Nada faz sentido, porque em certos dias, o que parece ter acontecido à tempo demais, em outros faz-me julgar ter sido ontem; às vezes penso que nem aconteceu e tudo foi apenas um sonho mau. Mas todos os fins de tarde, quando o Sol lentamente imerge no horizonte e os pássaros esvoaçam em bando, loucos e apressados fugindo da noite, podemos ouvir o som mavioso de uma flauta, entoando por instantes, admiráveis melodias que fazem desejar que o momento se torne eterno. Já ninguém pergunta nem se assusta, já ninguém tem curiosidade na origem desse som, porque todos sabem que o canto dessa flauta, tão puro como o chilrear de um pintassilgo pela manhã, vem do céu, vem da brisa que oscila as folhas das árvores numa dança perfeita, vem do cheiro doce das uvas maduras, das lágrimas em forma de chuva pingando na água do poço. Esse som vem do fundo lado esquerdo do peito, onde o Amor se imortaliza.


                                Este texto é apenas a introdução de um conto que escrevi. Quem quiser e tiver coragem pode ler integralmente aqui ou clicando em «um conto», na barra lateral do blog.

14 comentários:

  1. Como diz minha mãe... "de amor eu não morro, o que eu posso é chorar de saudade..." sempre ele né? a saudade!

    aaah, to te seguindo viu?
    me segue tbm!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudio!

    Considero-me corajosa, mas para te ler não é necessária coragem alguma. Posso ler-te, e li todo o conto, fechando os olhos e escutando o doce som da flauta e derramando uma lágrima de saudade... a saudade de Rodrigo...

    É tão bom ler-te... nunca deixes de escrever, por favor...

    Fica bem

    ResponderExcluir
  3. Olá Cláudio,

    subscrevo a Natacha. Não me considero corajosa, mas afortunada, por ter lido o teu conto.

    Ainda estou arrepiada, pelas emoções vivas que dali transbordam.

    Há dias dizias-me que não tinhas grande vontade de escrever. Espero que a reencontres rapidamente. Fico à espera de novos contos como este.
    Ansiosamente.

    Boa semana e bons voos.

    ResponderExcluir
  4. Tive,sim, "coragem" para ler tua história inteirinha...E fiquei comovida com ela.Acho que sempre que ouvir o som de uma flauta, vou lembrar-me desta bela história e da sua "saudade melodiosa". E sabes? O mundo anda muito em falta de gente como o Estéban, que soube tão bem valorizar a amizade...
    Parabéns,Cláudio. Parece que tua inspiração está a mil!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Vell, obrigado pela visita. A tua Mãe diz umas coisas acertadas ;)

    ResponderExcluir
  6. concordo com a ivete! ha muita falta de estebans, e quem valorize a amizade! amigos q estendam a mao quando um amigo se esta a ''afogar'' e nao fechem simplesmente os olhos !! parabens claudio pelo texto lindo! era bom q os seres humanos tivessem atitudes tao belas quanto os teus textos!!!

    ResponderExcluir
  7. Só por esse pedido, nunca vou deixar de escrever ;) Não sei como agradecer o apoio incondicional que algumas pessoas me dão aqui. Que tal obrigado?!! ehehhe, ok, ok, começo por ti. Muito obrigado Natacha, do fundo. Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Terás sempre o meu apoio porque é de facto um prazer ler-te, acredita que não faço fretes nunca e jamais elogio quando não sinto o que estou a dizer ;)

    Fica bem (apanhaste-me por aqui em directo hehehe)

    ResponderExcluir
  9. Pois é Moon Dreamer, e o que responder perante o teu comentário? Fogem-me as palavras. Tenho encontrado aqui pessoas, que além de partilharem comigo o gosto pela escrita, me têm incentivado a fazê-lo. O meu mais sincero, muito obrigado, por tudo e também por isso.
    Inspirado não sei, mas esta semana sinto-me com vontade de escrever :)
    Beijinhos e bons voos para ti também.

    ResponderExcluir
  10. Todos estes agradecimentos são para ti também Ivete. Pelo apoio e pelo carinho. É maravilhoso o poder da Net, que junta pessoas que nunca se viram, algumas tão distantes geograficamente. Não sabemos como as pessoas são por fora, no entanto sabemos muito do seu interior, pelos sentimentos que transcrevem nas suas palavras. Isso é o mais importante e a verdadeira beleza! Tenho encontrado pessoas bem bonitas.

    ResponderExcluir
  11. Anónimo :) obrigado pela visita. Para mim a amizade é o Amor numa das suas vertentes mais bonitas. Mas agora fiquei a pensar. Acho que tenho de procurar mais os meus amigos.

    ResponderExcluir
  12. eheeh Natacha, estavas em cima do acontecimento!

    Agora é que me rendo :) Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Cláudio...a tua inspiração é grande e o teu talento ainda maior. Fico feliz por ter conhecido este teu blog que apazigua o coração de quem o lê.

    ResponderExcluir
  14. Eu é que feliz, por ter conhecido pessoas assim, que me acarinham e incentivam. Obrigado por tudo Ónix. Um abraço.

    ResponderExcluir