Despreocupadamente feliz

Mas não me dês importância, que eu da vida não sei nada…
http://www.dreamstime.com/
  Não entendo de política, nem de guerras, mas sei que a Lua cresce até ficar redonda, depois diminui até desaparecer e nestas suas fases, vai influenciando pessoas, culturas e marés. Que poder! Queria ver mil políticos juntos fazerem cumprir assim serenamente as suas funções. Chamo-a carinhosamente de Mãe, só a nossa Mãe é perfeita!
  E as guerras? Parecem brincadeiras de criança comparadas com a estrutura bélica da Natureza enfurecida.
 Não uso relógio, nem entendo o significado de pressa, mas sinto vontade de me levantar quando o Sol nasce, quanto tenho fome, calculo que seja a hora da refeição, então alimento-me. Chamo-lhe sempre almoço. Se sentir cansaço, durmo.
 Não temos televisão em casa e por isso os serões são aborrecidos… Passamos a maior parte do tempo a conversar, por vezes inventamos histórias e rimos, rimos muito, por tudo, mas especialmente por nada, ajuda a passar o tempo.
 Todas as manhãs encontro o vizinho, que vem sempre com aquele sorriso, meio desdentado, que lhe sai da alma e abraça-me como se estivesse estado fora vinte anos. Retribuo e fico feliz por vê-lo vivo, afinal é ele que olha pela minha família quando não estou, é também o pai dos melhores amigos dos meus filhos.
 Quando morre alguém, fazemos uma festa, quando nasce também. Quando terminamos uma, fazemos outra para festejar a anterior, fazemos muitas festas. É fácil, todos tocamos pelo menos um instrumento e, ou estamos tristes ou contentes. Se estamos contentes temos desejo de diversão, se estamos tristes, temos a obrigação de nos divertirmos. Se não tivermos motivo para fazer uma festa, possivelmente Deus está zangado, então fazemos uma festa de reconciliação.
 Tenho alguma noção de economia, se cada um usar só aquilo que necessita, sobra para todos. Agora se me perguntarem sobre o amor, não sei nada. Mas sei sobre a vida, sei que dava a minha pelos meus filhos, pela minha mulher e pelo vizinho sorridente, também.

15 comentários:

  1. Que coisa maravilhosa! E dizer que lugares e sentimentos assim ainda existem neste nosso mundão...É nós aqui, preocupados com as bobagens de todo dia. É por isto que Deus, seja Ele chamado por que nome for, mora no coração dos simples. Há lugar mais bonito?
    Parabéns,Cláudio. Tua escrita é linda!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivete, obrigado pela visita e pelas tuas, sempre tão gentis palavras. É, o Ser Humano tem uma enorme tendência para querer explicar tudo e complicar de mais, acaba não vivendo e não sentindo os verdadeiros prazeres da vida. A tecnologia, as ambições, o desenvolvimento, têm um preço elevado, o afastamento da nossa verdadeira essência. Comparo muitas vezes o sorriso de uma criança africana, que por vezes sem nada no estômago, corre feliz atrás de uma bola de trapos, com as crianças que têm «tudo» e não sorriem, transparecendo no olhar completa insatisfação. Estranho este nosso Mundo! Um dia tudo será diferente!

    ResponderExcluir
  3. Pois, já não é admiração, mas o texto está mesmo bom! :)

    A vida sem roupagens artificiais, vestida apenas da sua mais singela pele: as emoções humanas e o contacto com quem está ao nosso lado. O SER e não o TER. Aspiremos a isto!

    Obrigada pelos momentos de inspiração! :)

    ResponderExcluir
  4. :) Desculpa ter eliminado o comentário anterior :) estava muito extenso.

    Nele eu dizia que me ressoava na mente, ao ler-te, o poema Liberdade de Fernando Pessoa. Pode, há primeira vista, não parecer ter relação, mas no fundo eu acho que sim... o segredo está na essência de tudo, do SER, do existir, do desprendimento, da liberdade...
    Na realidade, eu acho que tu sabes muito sobre o Amor, ou não poderias escrever assim...

    Adorei ;) como sempre

    ResponderExcluir
  5. Olá Moon Dreamer, será que esta semana vamos ter o prazer de te ler, a respeito de uma fotografia antiga de carnaval?!!! :) Eu é que agradeço, do fundo, a tua presença aqui e as tuas palavras que são imensamente incentivadoras. E sim, aspiremos a isso, é urgente que as pessoas, num contexto global, alterem os seus pensamentos e os seus comportamentos. No fundo seria tão simples viver…

    ResponderExcluir
  6. Olá Natacha, acabei de ler o poema de Fernando Pessoa e sim, o sentido tem todo a ver. No texto, o narrador que utilizou a minha mão para escrever ;) pretendeu usar um humor inocente, diz que não sabe nada de Amor, mas contradiz-se de imediato, dizendo que dava a sua vida por aqueles que ama. Como pode alguém dar a sua própria vida e não saber de Amor?! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Não, acho que não vai ainda ser esta semana... Ando a fazer um esforço tremendo para tentar simplesmente ser. Simplesmente viver. E nesse esforço não coube uma história sobre uma antiga memória de carnaval.
    Mas outras ideias germinam...

    ResponderExcluir
  8. Sendo que o motivo é uma causa maior, perdoamos a tua ausência ;)

    ResponderExcluir
  9. Nada sei, só que amo. Amo esta vida e quem está ao meu lado. Bem, tentei resumir o que li do teu texto. Falas de coisas simples, mas que vem da alma, do coração. Raro encontrarmos isto nos tempos de hoje.

    ResponderExcluir
  10. JD Matos: Eu sou daquelas pessoas que continua a achar que é nas coisas simples que reside a maior beleza. Obrigado por teres disponibilizado o teu tempo a ler-me.

    ResponderExcluir
  11. Já li e reli este teu texto por diversas vezes e ainda não sei muito bem como comentá-lo.. posso dizer-te que fiquei extremamente comovida com tamanha sensibilidade..
    Gostaria que fossemos todos despreocupadamente felizes.. o mundo seria, sem dúvida, muito melhor.. e é a este homem de quem falas que devemos dar toda a importância e o devido valor porque ele, sim, percebe da vida na sua verdadeira essência..
    Maravilhoso o teu texto.. bela a tua mensagem..
    A tua alma é grande..

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Ametista, que agradável surpresa.Acho que toda a gente sentiu a tua falta na Fábrica!Mas já reparei que esta semana está lá um texto teu ;)
    Um dia seremos todos despreocupadamente felizes, «aqui», ou noutra dimensão qualquer :)
    Um beijinho grande para ti também.

    ResponderExcluir
  13. Não sei comentar estas tuas palavras maravilhosas... apenas poderei dizer, obrigada por escreveres assim.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Ónix por palavras que me fazem querer continuar a escrever assim.

    ResponderExcluir
  15. E muito emocionante ,sera que esse pensamento pertence a um homem real?Neste mundo cheio de materialismo e igoismo.
    Essas palavras sao de esperança para mim.E esse sentimento tao bonito e incondicional,e precisamente aquele que eu gostaria de incutir ao meu filho de cinco anos.Valorizar a familia .
    beijoca Anahi

    ResponderExcluir